Hydrumedical

Plataforma de gestão de clínicas para gestão de pacientes e realização de testes de urodinâmica, com ligação a dispositivos bluetooth.

Plataforma de gestão de clínicas para gestão de pacientes e realização de testes de urodinâmica, com ligação a dispositivos bluetooth.

O projeto Hydrumedical, da empresa vizinha na incubadora Set.Up em Guimarães, chegou até nós com um desafio que a empresa já tinha idealizado e esquematizado, que passava pela elaboração de testes de urodinâmica com uma melhor relação na intimidade do paciente, para que este se sinta mais confortável na sua elaboração.

Fortes no campo da investigação médica e já com vários produtos no mercado, criaram um produto que consiste em dispositivos para medição das pressões vesicais e abdominais (dispositivos já utilizados atualmente nos testes de urodinâmica), mas com uma diferença fundamental, é que estes dispositivos não se ligam por fios até à máquina que recebe os dados, mas sim com tecnologia bluetooth.

A partir daqui, entra a nossa intervenção. Ao termos uma tecnologia bluetooth que envia os dados das respetivas pressões, foi-nos colocado o desafio de desenhar e desenvolver uma aplicação mobile, para tablet, que permitisse replicar aquilo que é feito atualmente nesses exames, mas com as possibilidades tecnológicas mais modernas, definir uma experiência de utilização mais adequada aos tempos que correm.



Após um estudo sobre as técnicas e softwares utilizadas atualmente, sobre o estado da arte desta técnica de exame, desenhamos aquilo que poderia ser uma experiência mais facilitada, aproveitando o próprio meio - tablet - como catalizador dessa experiência, mas sempre com a preocupação de não afastar em demasia aquilo que é o processo atual de realizar o exame.




Para além da vertente do exame, há também a vertente de toda a gestão da plataforma, quer por parte da administração quer por parte das clínicas na sua relação com os pacientes. Essa relação é assegurada através da criação de áreas de gestão que para além destas ferramentas, dão uma visão analítica sobre o estado atual.




Pela proximidade com a empresa, e pela própria natureza da relação que uma incubadora proporciona, este projeto permitiu-nos manter uma relação estreita durante a sua execução, desde o início com a pesquisa e estudo, definição de experiência e interface até à fase de desenvolvimento, sempre com uma relação flexível que nos permitia mudar de rumo ou tomar decisões diferentes ao longo do caminho.





Galeria